Atividade física e saúde tratados de forma simples e irreverente

Frase da semana: "Obstáculos são aqueles perigos que você vê quando tira os olhos de seu objetivo."
( Henry Ford )


terça-feira, 19 de maio de 2009

Suplementos vitamínicos são realmente necessários?

Hoje em dia muitos tentam resolver diversos problemas relacionados à saúde com "pílulas mágicas", como vemos aos montes em comerciais na televisão e por aqui, na internet.


Mas vamos falar um pouco sobre uma dessas pílulas: os suplementos vitamínicos.

Muitos utilizam quando não tem uma dieta nutritiva, ou porque praticam atividades físicas e não acham suficiente o que comem para renderem bem em seus treinos, para prevenir e tratar diversas doenças... A visão de que não ocorrerá nenhuma reação adversa, ou não é necessário consultar um médico ou nutricionista para avaliar a real necessidade do uso de um multivitamínico é algo comum na sociedade.

Na bula da maioria destes multivitamínicos diz que são indicados em dietas restritivas ou inadequadas, e estados de desnutrição. Você vai me dizer: mas me alimento mal, só como "fast-foods", não como salada, legumes... aí seria uma boa usar um multivitamínico para compensar não? A resposta: depende do caso e principalmente de uma avaliação médica ou nutricional para afirmar isso.

Outro questionamento que muitos tem para não se preocuparem em procurar orientação profissional: mas vitaminas não fazem mal, pois nosso organismo precisa delas para um bom funcionamento! Porque então tenho que ir ao médico ou em um nutricionista para isso? Garanto que tal pensamento é errado!

O excesso de vitaminas pode sim causar diversos problemas de saúde (veja aqui, aqui, aqui, aqui)! E atrapalham também na absorção de outros nutrientes (veja aqui e aqui)!

Sei que é tentador um comprimido que possa nos trazer tantos benefícios à nossa saúde. Eu mesmo já cai nesta tentação. Muitas propagandas de produtos do gênero e os próprios produtos nas prateleiras das farmácias vendem isso. Parece uma solução tão simples para melhorarmos a nossa saúde, e ainda de fácil acesso (não necessita de receita médica para comprar).

Mas o melhor para nós neste caso é consultarmos um médico e/ou nutricionista para uma avaliação da nossa real necessidade de nutrientes através de exames laboratoriais, para aí sim prescreverem o que realmente nosso corpo necessita.

As vezes uma adequação não muito radical em sua dieta será muito mais saudável, trazendo também benefícios para quem tem problemas com a balança!

Creative Commons License

7 comentários:

Alan Salgueiro disse...

Fiquei um tempo tomando suplemntos, era sulfato ferroso, parei porque achei que o organismo podia causar alguma dependência. Interessante informar-me sobre assuntos desse nível.

Ana Paula Moreira disse...

É verdade que a maioria das pessoas não procuram médicos ou nutricionistas para receitar remédios e tomam esses comprimidos indiscriminadamente sem se preocupar com as consequências.
Muito interessante seu blog.

Airton disse...

nossa q imagem legal..
bom o texto...nego soh se preucupa com receita nao com o medico hehehhe

Anônimo disse...

Eu prefiro é ter uma alimentação balanceada =]

http://king-of-notebook.blogspot.com

Arthur Alves disse...

Eu sempre tive uma alimentação balanceada, pratico esportes há muito tempo... Mas desde o ano passado, venho emagrecendo, e isso me encomoda muito! Então há 1 mês estive procurando algo como vitaminas para voltar ao meu "normal"... Ainda não vi diferença.

Rubens disse...

Ao meu ver podemos extrair da natureza todas as vitaminas necessárias, mas tem gente sem noção que quer receber tudo através de pílulas, isso não vale a pena, nisso tudo tem componentes químicos que querendo ou não serão também absorvidos pelo organismo.

BLOGdoRUBINHO
www.blgodorubinho.cjb.net

Mr. Rickes disse...

O tempo corrido e a alimentação mal feita resulta em problemas, nos quais tentamos evitar com essas vitaminas. Concordo que frutas tbm tem muitas dessas vitaminas, mas algumas vezes pilulas são mais práticas. Não que sejam saudáveis.

0/