Atividade física e saúde tratados de forma simples e irreverente

Frase da semana: "Obstáculos são aqueles perigos que você vê quando tira os olhos de seu objetivo."
( Henry Ford )


domingo, 24 de maio de 2009

A lei antifumo pode forçar pessoas a deixar de fumar?

Eu estava lendo várias reportagens sobre esta lei. Uma cita que o governo irá incentivar as pessoas a denunciarem fumantes e uma delas indaga justamente o que diz o título deste post: a lei antifumo pode ampliar busca por tratamento do vício?


Antes de mais nada é importante todos nós (fumantes ou não) conhecermos mais sobre esta lei:


Fonte imagens: http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u547934.shtml

O que você pensa de tudo isso?

  1. É falta de respeito do fumante que fuma em ambientes fechados para com o não-fumante?
  2. Será que em cidades interioranas terão fiscalização para essa lei?
  3. Ocorrerá de alguns fumantes serem forçados a largarem o vício?

5 comentários:

Viviane Righi disse...

Olá!
Eu, como não fumante, considero um desrespeito as pessoas que fumam em ambientes fechados. Além de desrespeito com o bem estar geral, é principalmente uma questão de saúde.

Não sei se a nova lei fará com que fumantes livrem-se desse vício, mas toda iniciativa é válida para, pelo menos, causar uma reflexão mais ampla sobre o assunto.

Abraços!

http://deixafluir.wordpress.com/

Alecrim disse...

Olá!

Acredito que sim, a medida que proíbe este hábito em alguns lugares. Na verdade eu só estou querendo ser otimista. Contudo, será ótimo se pelo menos a lei garantir que algumas pessoas terão seu direito respeitado, o de "não ser fumante passivo". Acredito que está havendo mudanças, já. Na universidade mesmo encontramos puquissimos fumantes. As pessoas estão mais preocupadas com a saúde e longevidade.

Era isso, passo mais vezes!

jonas Urubu disse...

Rapaz, complicado... sei que a iniciativa tende a melhoria, mas é arbitrária por outro lado: assegurar a lei para uns tolhendo a liberdade de escolha de outros é um aso complicado. Não se pode ir contra o fato de que a opressão aos fumantes vai acontecer de uma forma torrente.

Acho que a lei devia ser precedida de uma boa campanha educativa, aí sim, depois de umc erto tempo sancionar a lei e tal;

Anônimo disse...

É, eu não acho NADA legal as pessoas fumarem em ambientes para não-fumantes. Isso pra mim é falta de respeito, com certeza..

E, provavelmente essa nova lei vai ajudar pessoas pararem de fumar. Sei lá, vc iria querer ficar isolado de tudo e todos só pra poder fumar? Não sei..

=)

Beijão
http://www.oquevocequerserquandocrescer.blogspot.com/

Anônimo disse...

Concordo plenamente com a Bruna e mais um pouco, bem na minha opinião eu acho uma falta de respeito, eu acho que ninguem é obrigado a ficar sentindo aquele mal cheiro e como a Bruna comentou, essa nova lei vai ajudar pessoas pararem de fumar. Sei lá, vc iria querer ficar isolado de tudo e de todos só pra poder fumar?. Esta foi uma ótima pergunta então não basta só seguir a lei, por exemplo: Ah eu não estou fumando por causa da lei.
Você tengue parar de fumar por vontade própia e não por causa da lei, a lei não obriga você parar de fumar no seu carro ou se então na sua casa, e sim em lugares públicos então fica uma dica aos fumantes. #não pare de fumar por causa da lei e sim por vontade própia, basta você querer para ter um futuro melhor.

Wendel tavares, 9ano.