Atividade física e saúde tratados de forma simples e irreverente

Frase da semana: "Obstáculos são aqueles perigos que você vê quando tira os olhos de seu objetivo."
( Henry Ford )


sábado, 30 de maio de 2009

Atividade física e terceira idade: uma boa parceria

A cada ano observamos que a expectativa de vida do brasileiro acima de 60 anos aumenta, de acordo com o último censo realizado pelo IBGE. Alguns fatores importantes deste aumento são o avanço da medicina e a melhora na qualidade de vida.

Um dos fatores que contribuem para a melhora da qualidade de vida desta população é a prática regular de atividades físicas. Eu cheguei a falar sobre este tema a algum tempo atrás, aonde o título é "A fonte da juventude existe?".

Você deve estar se perguntando o por que estou novamente falando sobre o assunto "atividade física e terceira idade". Desta vez falarei sobre quais atividades físicas são mais apropriadas para esta população.

Uma pesquisa realizada pelo SESC em 2007 mostra que as atividades físicas mais praticadas pelos idosos são a caminhada (51%), alongamento (12%), andar de bicicleta (9%), e ginástica (8%). Será que estas atividades são suficientes para eles terem uma vida saudável? Sim, mas não de forma independente, pois uma atividade complementa a outra na promoção da saúde para o idoso.

Irei comentar brevemente sobre estas atividades e seus principais benefícios para a saúde do idoso.

A caminhada, praticada de forma moderada e frequente, mesmo sendo realizada em distâncias curtas e várias vezes ao longo do dia, tem diversos benefícios, tais como:

  1. Diminui a probabilidade do surgimento de doenças coronarianas, além de melhorar o quadro clínico de algumas patologias cardíacas;
  2. Previne e auxilia no tratamento do diabetes;
  3. Diminui o estresse psicológico, entre outros.

Para quem tem o hábito de andar de bicicleta os benefícios são similares aos da caminhada.

Com relação ao alongamento :

  1. Melhora a postura e a consciência corporal;
  2. Promove o relaxamento físico e mental;
  3. Melhora a flexibilidade articular;
  4. Reduz o risco de dores nas costas, entre outros.

Aulas de ginástica voltadas à saúde constitui uma combinação de exercícios resistidos, aeróbicos e de alongamento. Os benefícios são diversos, desde os já citados com relação à caminhada e alongamento. Com relação aos exercícios resistidos:

  1. Promovem o aumento da massa e força muscular, mantendo desta forma o físico funcional para diversas atividades diárias;
  2. Diminuem o trabalho cardíaco com o aumento de massa muscular;
  3. Auxiliar no tratamento e prevenção da osteoporose.

Claro que para o pleno aproveitamento destas atividades é necessário primeiramente uma avaliação médica sobre o estado clínico atual do indivíduo, e uma orientação adequada para a prática de exercícios . Creio que a maioria sabe (vocês devem estar pensando que estou falando isso só porque eu sou educador físico... mas é verdade!) que o profissional formado em educação física é o mais preparado para tamanha responsabilidade de cuidar das pessoas que cuidaram de nós.

Creative Commons License