Depois da péssima repercussão a respeito de suas afirmações sobre a inteligência dos africanos, o biólogo James Watson, 79, ganhador do Prêmio Nobel, se desculpou "profundamente" por suas declarações. "Não foi o que eu quis dizer", afirmou.
Em entrevista ao jornal britânico "The Sunday Times", o cientista afirmou que os africanos são menos inteligentes do que ocidentais e, em razão disso, se declarou pessimista em relação ao futuro da África.
Ele disse ao jornal que "todas as nossas políticas sociais são baseadas no fato de que a inteligência deles [dos negros] é igual à nossa, apesar de todos os testes dizerem que não". "Pessoas que já lidaram com empregados negros não acreditam que isso [a igualdade de inteligência] seja verdade."
Nesta quinta-feira (18), entretanto, Watson tentou voltar atrás. "Eu não consigo entender como poderia ter dito o que me é atribuído", afirmou o biólogo, em comunicado entregue à agência Associated Press.
O cientista disse também que entendia a repercussão negativa de suas afirmações. "Eu certamente posso entender porque as pessoas, lendo essas palavras [a entrevista ao The Sunday Times], reagiram dessa maneira".
Por fim, ele pediu desculpas: "A todos aqueles que tiraram conclusões das minhas palavras de que a África, como um continente, é geneticamente inferior, eu só posso me desculpar profundamente. Isso não foi o que eu quis dizer. E mais importante do meu ponto de vista, não há base científica para essa crença."
Com informações da Associated Press e The Guardian
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u337870.shtml
Tudo bem que ele pode de fato ter comprovado cientificamente diferenças nos níveis de inteligência entre as raças. Mas de comprovar a declarar do jeito que ele declarou essas diferenças já é algo insensível e desumano por parte de um Nobel...
Deveria ter pensado antes de fazer tais declarações. Agora vem se desculpando? Sinceramente deveriam ter prendido este senhor por racismo.... no caso racismo, cientificamente comprovado...
Nenhum comentário:
Postar um comentário