Atividade física e saúde tratados de forma simples e irreverente

Frase da semana: "Obstáculos são aqueles perigos que você vê quando tira os olhos de seu objetivo."
( Henry Ford )


quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Medicina "Express"?


O que fazemos doentes? Vamos ao médico certo? Bom, alguns vão à farmácia e praticam a auto-medicação, mas o correto em caso de sentirmos qualquer anormalidade com a nossa saúde é procurarmos um médico para avaliar melhor a situação.


Mas quando entramos na sala do médico para sermos consultados, algumas vezes nos surpreendemos com a rapidez da consulta. Alguns praticamente nem olham para o paciente, e logo emitem vários pedidos de exame a serem realizados, quando em muitos casos um exame mais apurado feito pelo próprio médico na consulta eliminaria pelo menos a quantidade de exames complementares em alguns casos.

Mas o porque que muitos médicos agem com tanta cautela? Segundo o Dr. Alessandro Loiola, colunista da BR Press:

"A falta de raciocínio e a pressa em examinar o doente também respondem por uma parcela enorme do que se habituou chamar 'medicina defensiva'."

Medicina defensiva? Mas o que seria isso? Segundo a jurista Giorgia Bach Malacarne:

"Refere-se à conduta dos profissionais da área da saúde com o objetivo de reduzir os riscos de processos judiciais decorrentes do exercício profissional."

Esta prática gerou até a criação de um guia para os médicos.

Em suma, não vejo com maus olhos esse cuidado excessivo dos médicos em pedir exames. Muitas vezes é melhor pecar pelo excesso de cuidado do que pela negligência. Eu mesmo sempre peço aos meus alunos que passem por uma consulta médica para que eu possa tomar os devidos cuidados na prescrição dos exercícios, caso a pessoa tenha alguma restrição com relação à sua saúde, para que a mesma obtenha benefícios com a prática de atividade física, e não o inverso.

Mas que esta prática tem prejudicado cada vez mais o
humanismo no atendimento, fazendo com que muitos médicos não realizem uma avaliação mais apurada, procurando conversar e observar mais o paciente, isso é fato em alguns casos.

Quem tem convênio médico muitas vezes nem reclama ter que fazer tantos exames. Pelo contrário até acham que tal atitude demonstra cuidado dos médicos.

E os milhões de brasileiros que dependem do SUS? Se a pessoa tem uma doença que por vezes pode ser diagnosticada por um exame mais apurado pelo próprio médico e o mesmo resolve que para ele dar um prognóstico ela terá que realizar alguns exames? Esta pessoa tem 2 opções: ou espera a fila do SUS para realizar os exames (que pode demorar meses ou anos), ou espera um milagre divino acontecer em sua saúde e não precisar mais do tratamento...

Sinto saudades do meu tio... um verdadeiro médico! Era muito querido por todos! Tratava seus pacientes como seres humanos, e não simplesmente como mais um paciente. Conseguiu diagnosticar uma pneumonia em mim apenas auscultando meu pulmão... nem precisou de raio x.


Creative Commons License


Esta obra está licenciada sob uma

Licença Creative Commons.

9 comentários:

Guga Paz disse...

Para mim, os médicos pedem mt exames pq eles são preguiçosos e ruins... na maioria... antigamente os médicos não tinham 1/3 dos exames, ou os médicos do interior, cuidavam de famílias só pela experiência... Mas os de hj são fracos demais e tem preguiça de pesquisar os livros. Mts tem vergonha de mostrar "desconhecimento" do assunto na frente de um paciente...Depois de ver a entrevista do Patch Adams nessa segunda , comentar qq coisa sobre médicos é uma injustiça...os médicos são péssimos, no geral, aqui. A falta de cuidado e respeito com o paciente é absurda!!

Renato Freixeda disse...

Eu acho que essa coisa de pedir diversos exames varia de um médico pro outro. É algo diretamente proporcional à competência do médico. Por outro lado, às vezes, esses inúmeros exames são necessários, e o médico sentiu necessidade de pedi-los mesmo após pequena consulta. Acho que existe muito olhar preconceituoso, e um tanto invejoso sobre os médicos. Mas é óbvio que existe muita incompetência, como existe em qualquer outro meio de profissão.

Anônimo disse...

A área de saúde como um todo passa por uma série crise no Brasil, até quando isso irá continuar eu não sei.

www.ooohay.wordpress.com

Derikito disse...

com a saúde não se brinca! issoé fato!
hoje em dia a área da saúde está cada vez mais "problemática". é uma crise que parece não ter fim!
nem todos recebem o devido tratamento e acabam sendo diagnosticados com meras conclusões.
infelizmente, muitos médicos são médicos apenas por interessepróprio! =/

young vapire luke lestat disse...

Bom eu tenho uma série de restrições com relação a saúde no Brazil.
quase perdi a perna por um erro médico ai no Brazil.
Quanto a auto-medicação é conseqüencia de falta de atendimento e quando estes existe os preços são impreticaveis para a população de renda baixa


[]s L.Sakssida

Anônimo disse...

Aquela Mercedes corre no The SLR. CLUB da Inglaterra.

Flw!

Unknown disse...

Esse comportamento dos médicos é uma variante do doença comportamental que infesta a sociedade brasileira hoje em dia. O Brasil, daqui há alguns anos, irá se transformar em um país impessoal, onde o indivíduo tem apenas importância numérica, como em alguns países desenvolvidos. Nós estamos de ser seres humanos na visão uns dos outros e sim apenas mais uma "coisa" que encontramos na vida. E isso de fato é incômodo e triste...

Zanfa disse...

Realmente já foi o tempo em que a medicina era um trabalho digno, honrado e bonito de se praticar.

Hoje só existem abutres nessa area.

Pk Ninguém disse...

Pois é, existem profissionais e profissionais. Infelizmente muitos profissionais são muito bem preparados academicamente, mas completamente despreparados no quesito relação com seus pacientes.