Atividade física e saúde tratados de forma simples e irreverente

Frase da semana: "Obstáculos são aqueles perigos que você vê quando tira os olhos de seu objetivo."
( Henry Ford )


segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Riscos para 'atletas' de fim de semana


(BR Press*) – É como vem salientando o colunista de esportes da BR Press, Márcio Bernardes, no quesito corrida – ou jogging –: as maratonas precisam ter mais cuidado com os corredores de primeira viagem que, sem treino ou preparo físico para participar dos eventos, acabem passando mal. Pois nas peladas aos finais de semana a cena se repete, com os "atletas" de final de semana: depois de perceber que passaram os últimos dez anos se empenhando em consolidar a carreira e se esqueceram da saúde, resolvem voltar à jogar futebol com os amigos. O resultado pode ser desastroso e todo cuidado é pouco.

"Nenhuma pessoa sedentária, desacostumada a manter um ritmo de exercícios constantes para fortalecer a musculatura, deve retormar as atividades sem consultar um médico", diz o ortopedista Lafayette Lage, especialista em Medicina Esportiva. Além do preparo físico, sua capacidade cardiorrespiratória será checada e você receberá orientações de como aquecer a musculatura dos membros mais exigidos no esporte que pretende praticar.

Quadris e joelhos

Lage diz que grande parte das lesões de quadril e joelho se agravam após esforços intensos por parte de atletas de final de semana. "Risco ainda maior é acreditarem que a dor intensa que sentem no dia seguinte ao jogo se deve apenas ao fato de estarem 'enferrujados'. Pode ter havido algum deslocamento ou comprometimento mais grave que está sendo negligenciado e precisa de cuidados urgentes".

Na opinião do radiologista Marcelo Secaf, diretor da URP Diagnósticos Médicos, "muitos pacientes que sofrem de dores persistentes chegam a consultar mais de um médico até detectar uma fratura por estresse, ou seja, pelo exagero nos esportes".

Engessado

É comum, em muitos hospitais e clínicas, dependendo da qualidade dos aparelhos e da experiência do técnico que interpreta o raio X, não visualizarem a fratura, ou, em contraposição, o paciente ser engessado sem necessidade, apenas por dúvida no diagnóstico.

"É importante que os (re)iniciantes em esportes, que se empolgam ao entrar para uma academia de ginástica e musculação, ou mesmo que estão começando alguma modalidade esportiva, estejam atentos para essas fraturas por estresse", alerta Secaf. "Mesmo sem diagnóstico de fratura, se a dor persistir, vale a pena procurar uma segunda opinião médica".

Contra os hematomas decorrentes dos pontapés e pancadas da bola, Lafayette Lage recomenda uma pequena pausa após a lesão. "Comprimir o machucado imediatamente após ele acontecer, por três ou quatro minutos, ajudará a evitar as manchas roxas".

(*) Com Press Página Projetos de Comunicação.


Fonte: http://br.news.yahoo.com/s/17102007/11/saude-riscos-atletas-semana.html


Realmente o que foi citado nesta reportagem ocorre: muitas pessoas que vão jogar as "peladas" da vida, caminhar, correr... enfim, praticar alguma atividade física apenas nos finais de semana acham que as dores que sentem no dia seguinte é por estarem "enferrujados". Muito bem esclarecido que estas dores podem ser muito mais sérias do que aparenta ser.

E claro, outra sugestão é para os que pensam em voltar à praticar algum esporte por lazer de final de semana, ou mesmo durante a semana, é importante que se inicie um programa de atividade física em algum clube, academia ou particular com um "Personal Trainer".

Procurem
sempre saber o currículo dos profissionais que serão responsáveis pelo seu treino, se são formados em Educação Física e possuem o registro no CREF (Conselho Regional de Educação Física). E procurem fazer o que gostam, dentro dos objetivos almejados, para que seja mais fácil se manter praticando exercícios por um longo tempo de suas vidas.

Nenhum comentário: