Atividade física e saúde tratados de forma simples e irreverente

Frase da semana: "Obstáculos são aqueles perigos que você vê quando tira os olhos de seu objetivo."
( Henry Ford )


domingo, 11 de novembro de 2007

A fonte da juventude existe?

Acredito que a maioria dos leitores deste blog variam de adolescentes aos adultos na faixa de 40-50 anos. Alguns já devem ter parado para pensar: como vou envelhecer? Serei um velho rabugento? Serei uma pessoa que dependerá dos outros para fazer as coisas, tamanha será as minhas limitações físicas/fisiológicas/mentais?

Muito tem se discutido como envelhecer com saúde. Muitos buscam a fonte da juventude. Existem vários produtos que prometem um envelhecimento mais saudável. Nenhum que tenha uma comprovação científica válida de sua eficácia.

Chegar na terceira idade, atualmente classificada por questões de preconceito perante a sociedade como "melhor idade" (para quem quiser se aprofundar na questão do preconceito leia a entrevista da psicóloga Anita Liberalesso Neri), com saúde é algo cada vez mais possível e ao nosso alcance.

Existem vários fatores que influem positivamente para vivermos melhor quando idosos (e porque não quanto adultos?). É o que cita uma reportagem da Veja on-line.


Como você quer viver na terceira idade?


Um dos fatores é a prática de exercícios físicos, prática a qual vem a modificar positivamente vários destes fatores na busca de um estilo de vida saudável.

Segundo Matsudo; Matsudo (1992):

"As atividades físicas mais recomendadas säo as atividades aeróbicas de baixo impacto (caminhar, nataçäo, ciclismo, hidroginástica), que estäo associadas com menor risco de lesöes. Fundamental incrementar a força muscular, já que sua perda é associada com instabilidade, quedas, incapacidade funcional e perda de massa óssea. Bem orientado, um programa de treinamento muscular adequado traz grandes benefícios para o idoso."


Devemos começar a nos cuidar desde já, modificando nosso estilo de vida e adquirindo hábitos saudáveis. E isso é possível! Procure um profissional formado em Educação Física e pratique a atividade física que melhor lhe agradar, de acordo com seus objetivos, não esquecendo de passar pelo médico para avaliar sua saúde.

A fonte da juventude existe? Sim! E para utilizá-la só depende de você!

Creative Commons License


Esta obra está licenciada sob uma

Licença Creative Commons.

26 comentários:

Rodrigo disse...

Blog muito bom, informativo, de leitura fácil e clara.
Parabéns.

Felipe Bastos disse...

Sinceramente eu não gostaria de envelecer,mas seria egoismo da minha parte,cortar uma fase da nossa vida,que talvez não seja tão ruim.

A fonte da juventude não existe,a unica forma mesmo é fazer exercicios e cuidar bastante da alimentação,sendo assim,ter uma "velhice" mais saudavel e confortavél.


bela materia,abraço

http://cinemaafinseumadosedewhiskey.blogspot.com/

Raoni Frizzo disse...

Ótimo post! A spessoas ficam desesperadas só de pensar que um dia vão ficar velhas, mas não pensam nos benefícios que a terceira idade traz e também não pensam em comose portar para ter de forma saudável essa parte da vida.

Uma coisa é certa: a atividade física ajuda muito na saúde. Quem pratica exercícios físicos, está de certa forma bebendo a água da "fonte da juventude"

Raoni
www.blogonews.blogspot.com

Everaldo Ygor disse...

Muito bom o blog, cheio de informações...
E o tempo, sempre renascendo...
O importante e preservar o jeito de ser jovem... Realmente a questão da terceira idade tem que ser melhor debatida...
Abraços
Everaldo Ygor
http://outrasandancas.blogspot.com/

Patrícia disse...

Muito bom o post..
A fonte da juventude não existe, mas prodemos prolongá-la. Boa alimentação e exercícios físicos são a garantia de uma vida tranquila mais tarde.

ótimo blog

beijao.

www.doyouknowhatimean.blogspot.com

Anônimo disse...

Realmente, o estresse e a falta de exercícios são os principais vilões na velhice. Mas num munda cada vez mais tecnológico, os exercícios são muito mais mentais do que físicos. O homem terá que achar a solução para isso, ou mudar.

Antonoly Maia disse...

Praticar exercícios físicos com frequência e ter uma boa alimentação realmente faz toda diferença na vida da pessoa!

RENATO BIAO disse...

excelente blog e excelente post...
às vezes é bem difícil cultivar hábitos saudáveis na correria em que as pessoas vivem.o trabalho se torna,na maioria das vezes,a primeira casa,e as situações que advem desse estilo de vida(stress, nervosismo ,ansiedade)fazem uma diferença enorme,principalmente quando atingimos certa idade.

Marcos Gervazoni disse...

Como professor de Ed.Fisica, vc mais que ninguém sabe da importãncia que é a tividade fisica, regular, não é?

um abraço, parabéns pelo blog

[?] disse...

Fonte da juventude?!?
Pra q meu filho?!?!

Pra passar mais termpo nos engarrafamentos? Pra ver mais novelas da globo? Pra passar mais meses sobrevivendo com o dinheiro da aposentadoria?
Obrigado, mas eu passo!!!
Além do q, qual o significado de "saudável"???
Viver feito um monge budista, transformando os desejos e impulsos em retração, fazendo exercícios e comendo capinzinho?
Sei lá... mas não é pra mim não...

Antonio † disse...

e como eu já imaginava,
o que existem são meios de se envelhecer mais lentamente,
retardar o envelhecimento.

não sei se deve chamar isso de fonte da juventude, rapaz

Net Esportes disse...

tem muita gente com idade avançada que parece ser mais novo, é impressionante.... eu adoro atividade física e ESPORTE (como meu blog memos pode provar) mas atualmente só faço caminha !!!!!!

Angelo Sumita disse...

Caro colega blogueiro "[?]":

Ainda bem que não somos todos iguais, certo? Senão não seríamos seres humanos, seríamos robôs programados para realizarmos os mesmos comandos.

E eu não disse nada de viver como um "monge", como você ironizou. Apenas relatei algumas formas de vivermos melhor. Vai da pessoa achar que isto será válido para o que objetiva de sua vida ou não.

Respeito a sua opinião, e espero que respeite a minha.


Caro colega "Antonio †":

Se não percebeu, cito a tal da "Fonte da Juventude" como algo impossível, da forma como a maioria a imagina.

Eu citei a reportagem da Veja Online com os hábitos ali citados, como a atividade física como "Fonte da Juventude" de forma figurativa.


As duas opiniões são contrárias ao meu ponto de vista, que me baseio dentro de matérias jornalísticas e trabalhos científicos. Mas independente acho que vivemos em um país que deveria reinar a democracia, e respeito as opiniões, desde que a minha seja respeitada.

Obrigado pela visita!

Luiz Paulo disse...

entaum, vamu lah botando o corpo pra fazer exercicio, que eh pra qdo fikar véio, naum ficar parado e gagá...

Antonoly Maia disse...

Já comentei aqui nesse post, é só para constar!
Um abraço!

blog disse...

Sigo à risca - ou quase.
Só não faço regime.

Anônimo disse...

Texto bem interessante.
Eu nunca parei para pensar sobre como será a minha velhice. É uma realidade que está tão longe...
Você tem razão, se quisermos ter um futuro bom, temos que pensar primeiramente no presente.
Gostei do blog.

Johnny M. disse...

Sinceramente eu nunca parei pra pensar como serei quando envelhecer, não. Isso é algo que não paro pra pensar, nem que me preocupa. Sigo vivendo.

Natanael Garcia disse...

Preconceito neim tando,mas q é ruim ficar velho é. Eu tive alguns problemas muito serios devido ao estresse e problemas familiares. E ainda estou vendo como me cuidar mais, acho q isso naum é viadisse pra um homem, ( jáq a maioria é relaxado) pra q viver pra naum viver bem. Por mim eu ficaria jovem pra sempre

Natanael Garcia disse...

Alias to adcionando seu blog na minha lista de blogs, muito bom o assunto e realmente estva procurando um blog a respeito.

quando puder da uma passadinha no do nosso jornalista. vou deixar seu link la pra sempre dar uma passadinha aqui http://planetaesporte.efcbrasil.com

Zanfa disse...

Maravilhoso teu texto.

Eu pretendo envelhecer numa praia, embaixo de uma árvore, lendo bons livros.

Talvez com alguém pra envelhecer comigo, ou até um cachorro. =P

Mas ainda tenho muito tempo. xD

Anônimo disse...

Muito bom o post, Parabéns!

tenha uma boa quarta,
abraço

http://autoswallpaper.blogspot.com

Nina Zambiassi. disse...

obrigada!

Bacana a idéia de um blog sobre saúde!
E pra falar a verdade eu nunca paro pra pensar nisso, o que é um erro meu. Pois sempre acabo caindo de cama com uma gripe mal curada ou algo parecido.

Um abraço.

Alysson Rodrigo disse...

excelente materia.
me fez pensar em como vai a minha saúde.

Aracelis disse...

Angelo,
Gostei da entrevista da Dra. sobre a velhice. Interessante a pesquisa dela, mas acho que se a pesquisa fosse feita hoje , ela teria surpresas. Acho que o preconceito cresceu! Mas para nosso país,é o que temos , mesmo!Cada um deve tratar de viver o melhor possível e sem se incomodar com os preconceitos, porque não poderemos mudá-los, assim como às pessoas que nos cercam! Um beijo prá você e parabéns pelo blog!

Angelo Sumita disse...
Este comentário foi removido pelo autor.